O que é title tag: entenda um dos pilares da otimização SEO

Um site eficiente tem title tags eficientes. Quando se cria conteúdos, sobretudo voltados à conversão, deve-se levar em conta esse recurso. Caso contrário, não se vai muito longe. Você entenderá o que é title tag neste artigo.
A propósito, o primeiro passo para uma página ser bem ranqueada nos mecanismos de busca é ter um título perfeito do ponto de vista SEO.
Os tópicos abordados são os seguintes:

  • O que é title tag?
  • Importância da title tag
  • Como criar uma boa title tag?
  • Finalmente

O que é title tag?

Title tag, ou tag de título, é um elemento de código HTML que identifica o título de uma página (nome do site, páginas e seções desse site, títulos das postagens de um blog).
Esse título aparece nas seguintes partes:

  • Resultados de buscas (aqueles links azuis);
  • Aba dos navegadores;
  • Links que compartilhamos nas redes sociais.

Se você pesquisar na internet por “conteudodevalor.com.br”, encontrará diversas ocorrências, incluindo esta abaixo.

Imagem do site Conteúdo de Valor postada no artigo sobre title tag que mostra como um título aparece nas pesquisas do Google.

“Conteúdo de Valor: copywriting e redação criativa” é a tag de título.
Ao clicar nesse link, você será direcionado à página inicial do site Conteúdo de Valor. A title tag estará ali, na aba do navegador.

Imagem do site Conteúdo de Valor postada no artigo sobre title tag que mostra como um título aparece na aba do site.

Cada página ou postagem de seu site terá uma title tag.
Ao compartilhar uma postagem do Conteúdo de Valor no Facebook, por exemplo, a title tag é o texto que acompanha a imagem.

Imagem do site Conteúdo de Valor postada no artigo sobre title tag que mostra como um título aparece em um compartilhamento em redes sociais.

Há casos em que a title tag é diferente, por exemplo, do título do site. Essa é uma manha SEO usada para dar mais visibilidade à página. Para tanto, defina títulos diferentes para a title tag e a tag H1 (entenda as heading tags).

Importância da title tag

A title tag é fundamental para orientar a rede sobre sua página. Ou seja, descreve o conteúdo que se encontrará acessando seu link.
Neil Patel, um dos copywriters mais respeitados do planeta, definiu bem: “Basicamente, a title tag é a mensagem de sua página para o mundo”.
“Tag”, em inglês, significa etiqueta. Assim, podemos imaginar um site como uma caixa e a title tag, a etiqueta fixada na parte externa. Quem ler o que está descrito ali, portanto, saberá o que há dentro da caixa.
Mecanismos de busca usam esse título para encontrar e posicionar uma página em seus resultados. Dessa forma, não basta ter apenas um título; é preciso otimizá-lo com técnicas de SEO.

Como criar uma boa title tag

Embora seja vital otimizar uma title tag para os mecanismos de busca, temos que considerar quem faz as buscas. Sim, o título também deve ser atrativo para as pessoas que realizam pesquisas na internet!
Em síntese, funciona assim: temos que oferecer um benefício à persona. E fazer isso com precisão, ou seja, usando recursos de SEO. Dessa maneira, suas páginas terão grandes chances de atingir suas metas.
Ainda que não haja uma receita pronta, algumas práticas são sagradas.

Originalidade

Antes de tudo, seja original! Assim como sua página tem que trazer conteúdos únicos, suas tags também. Portanto, nada de duplicar títulos em seu site, hein! Evitar repetir títulos também te faz ganhar pontos junto ao Google.

Honestidade

Sua title tag tem que, necessariamente, descrever o conteúdo ao qual se refere. Caso contrário, o Google pode punir sua página – entre outras coisas, mudando o título para um que entenda mais adequado.

Tamanho

Procure criar title tags com até 60 caracteres. Maiores que isso, seus títulos aparecerão cortados entre os resultados das buscas. O ideal é que apareçam completos.
Use do bom senso, uma vez que títulos curtos demais também podem ser ineficientes. Portanto, você deve ser objetivo, sim, ao mesmo tempo em que consiga descrever o que há em sua página (seja um copywriter criativo!).

Palavra-chave

Em SEO, palavra-chave é moeda valiosa. Dessa forma, uma boa tag de título inclui a palavra-chave principal de uma página.
A maneira indicada é posicioná-la o mais à esquerda possível. Quer dizer, mais próxima do início do título. Assim, você favorece que seu conteúdo seja encontrado com maior rapidez.
Apesar disso, novamente o bom senso impera. Não force a barra. Caso fique melhor que a palavra-chave apareça mais ao meio ou no final de seu título, mande bala!

Nome de sua marca

Sempre que possível, inclua o nome de sua marca no título de sua página. É uma maneira de reforçar sua identidade, ainda mais nos compartilhamentos em redes sociais.
Para sua página principal, o Google sugere posicionar sua marca no início do título. Por outro lado, quando se tratam das demais páginas, o melhor é deixar por último – se der!
Talvez você tenha estranhado o comentário “se der”. Lembra que o melhor é criar title tags com no máximo 60 caracteres? É por essa razão! Pois bem, se sua marca couber no texto sem ultrapassar esse limite, siga adiante.

Padrão

Uma vez que você entendeu como funciona a title tag, vale a pena criar um padrão de títulos para seu site. Certamente ajudará a posicioná-lo com mais clareza, o que favorece seu ranqueamento. Só atente que, se quiser incluir o nome de sua marca, alguns dos títulos podem exceder os 60 caracteres.

Conclusão

Em linhas gerais, as title tags têm um papel de orientação para os mecanismos de busca. São um dos principais aspectos em uma otimização para SEO. Portanto, a partir de agora, não crie títulos por criar. Seja esperto e criativo, de modo a dar ainda mais ênfase a suas páginas.

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