Heading tags: o que são e qual sua função em SEO

Quer saber mais sobre heading tags e sua função em SEO? Então, acertou no artigo! Aqui conheceremos cada um dos principais aspectos que envolvem o tema.
Em primeiro lugar, estes recursos atuam na organização de uma página. Ou seja, são a ferramenta que você tem para facilitar o trabalho dos mecanismos de busca. Esse é o caminho para quem busca relevância entre os resultados das pesquisas. Não confunda com title tag, que serve para orientar o conteúdo.

  • O que são heading tags
  • Quais são as heading tags?
  • Preciso usar todas as heading tags sempre?
  • É bom evitar

O que são heading tags

A saber, heading tag é um termo do inglês que significa algo como etiqueta de cabeçalho. Há quem prefira chamá-la de tag de cabeçalho ou simplesmente de cabeçalho.
Dito isso, sua aplicação está ligada à programação HTML, linguagem de marcação com a qual são feitas as páginas na web. A função é estruturar um conteúdo por meio de um sistema de hierarquia de cabeçalhos.
Dessa forma, você sinaliza título, subtítulos e outros tópicos dentro de tópicos.
Num primeiro momento pode parecer complicado, mas não é. Com o tempo, bem como a prática, você se acostuma e passa a usá-las de forma natural.

Quais são as heading tags?

Há seis categorias hierárquicas de heading tags: H1, H2, H3, H4, H5 e H6. A mais relevante é a H1, ao passo que a menos é a H6. Note que o grau de relevância vai diminuindo da H2 em diante.
Assim sendo, trata-se disto daqui:

  • H1 sempre será o título principal e, portanto, só haverá uma H1;
  • H2 é destinada ao subtítulo, quando houver, ou aos intertítulos principais. Portanto, pode haver mais de uma H2;
  • Quando um ou mais intertítulos trouxer tópicos, a estes será destinada a H3 (também pode haver mais de um), e assim por diante.

Por ser uma hierarquia, a sequência na importância dos assuntos jamais deve ser quebrada, ok? Em outras palavras, uma H3 não será mais importante que uma H2, entende?
Ou seja, o bom copywriting não usará uma ordem como H1, H3, H2…

Preciso usar todas as heading tags sempre?

A resposta é: não! Às vezes, dependendo do tema e de sua complexidade, pode ser que você use todas. Entretanto, o mais comum é ir até, no máximo, à H4.

É bom evitar

Como toda boa prática de algum assunto, há cuidados a serem tomados. Então, fique atento para não cometer estes deslizes:

  • Não exagere na quantidade de palavras-chave na H1 (título). Dependendo do caso, o Google pune seu site. O melhor é criar títulos que levem apenas a palavra-chave principal;
  • Não repita heading tags, principalmente em páginas diferentes. Ou seja, se em um artigo seu existe o intertítulo “o que são heading tags”, então, você não deverá repeti-lo em outro artigo (mesmo que o conteúdo seja diferente).

Deixe uma resposta